SelosBrasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
SelosBrasil

O fórum dos filatelistas brasileiros e do mundo.
 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 UMA NOVA VISÃO PARA A FILATELIA MODERNA

Ir para baixo 
AutorMensagem
Psique10

Psique10


Número de Mensagens : 37
Idade : 57
Data de inscrição : 20/02/2008

UMA NOVA VISÃO PARA A FILATELIA MODERNA Empty
MensagemAssunto: UMA NOVA VISÃO PARA A FILATELIA MODERNA   UMA NOVA VISÃO PARA A FILATELIA MODERNA Icon_minitimeSáb Mar 15, 2008 9:02 pm

Uma visão retrospectiva mostra-nos que esse grande "hobbie" filatelia tem se mantido atrelado aos mesmos conceitos de coleção desde a época do lançamento do primeiro selo, isto é, 1840. Não acompanhou a evoução gráfica e promocional das emissões postais cada vez mais sofisticadas e belas. Nesse período praticamente as únicas inovações foram a filatelia temática e as fitas protetoras das gomas dos selos. Das emissões com específico uso postal, surgiram as emissões claramente com objetivo filatélico, blocos, folhinhas, quadras, sextetos, folhas e etc. com selos diferentes adornados muitas vezes com lindas vinhetas, que valorizam esses conjuntos, ficando a postagem em segundo plano. No decorrer dos tempos as contínuas emissões postais tornaram a sua obtenção mais difícil, surgindo em decorrência a venda dos chamados "anos completos" fato esse que automaticamente fracionou a coleção em períodos independentes bem como a numeração consecutiva. Os grossos álbuns até então utilizados não tem mais sentido para os anos mais recentes ou para os iniciantes que poderão escolher o período que lhes interessa.

CONSIDERAÇÕES SOBRE A FILATELIA

Diante da grande variedade de peças filatélicas, alguns vícios de coleção têm se mantido em prejuízo dos filatelistas, que devem ser abolidos diante da nova realidade filatélica. Assim uma coleção de selos novos deverá ser composta unicamente das peças inteiras como emitidas desde que composta de selos diferentes e com respectivas vinhetas. Entendemos que quando o selo é destacado tem a finalidade postal e como tal colecionado carimbado. É um absurdo mutilar as peças filatélicas, para obter o selo novo, todavia ficando finalmente a critério do colecionador.
Ir para o topo Ir para baixo
 
UMA NOVA VISÃO PARA A FILATELIA MODERNA
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» O XADREZ NA FILATELIA
» Alguns dos meus selos para trocar

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
SelosBrasil :: Assuntos Diversos :: Assuntos variados-
Ir para: