SelosBrasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
SelosBrasil

O fórum dos filatelistas brasileiros e do mundo.
 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Como retirar os selos auto-adesivos do Brasil das cartas

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
Glauber

Glauber


Número de Mensagens : 77
Idade : 48
Localização : Valente - BA - Brasil
Data de inscrição : 19/02/2008

Como retirar os selos auto-adesivos do Brasil das cartas Empty
MensagemAssunto: Como retirar os selos auto-adesivos do Brasil das cartas   Como retirar os selos auto-adesivos do Brasil das cartas Icon_minitimeDom Mar 09, 2008 5:16 pm

Bem, há alguns meses, obtive a informação de como retirar os selos auto-adesivos brasileiros das cartas. Temos que fazer um processo metódico, mas que não é, de todo, muito difícil.

A tarefa é simples:

1. Mergulhar o fragmento do envelope em benzina durante 3 a 5 minutos. Este é o tempo que a benzina leva para atravessar o selo de um lado e o fragmento do envelope de outro;
2. Retirar delicadamente o selo com uma pinça;
3. Colocar o selo sobre papel absorvente com a face voltada para o papel;
4. Aguardar a secagem, que é rápida, já que a benzina evapora facilmente;
5. Colocar talco no verso gomado do selo;
6. O fragmento contendo os selos não gomados deve ser colocado em água para destacá-los.



Até as emissões das Bandeiras auto-adesivas (1993-94), o tipo de goma utilizado pelo Correio dissolve mais facilmente na benzina, além do papel ser mais espesso, mas é necessário talqueá-lo para inserir o selo na coleção. Nas emissões mais recentes a goma é mais aderente, o selo em papel mais fino, continua tentando aderir a outras superfícies.

Lembrando que a ferrugem que acomete os selos é um fungo dependente de calor e umidade, optei por talquear os selos com polvilho anti-séptico ou talcos antimicóticos. Dentro de 5 a 10 anos vamos descobrir nos selos guardados se o medicamento também funciona como preventivo de ferrugem.
Roberto Antônio Aniche


Observação: Artigo publicado no Boletim Informativo nº 196 da Sociedade Philatélica Paulista, de abril de 2006, reproduzido com autorização da SPP.

Abraço,
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.glauberstamps.blogspot.com
Psique10

Psique10


Número de Mensagens : 37
Idade : 57
Data de inscrição : 20/02/2008

Como retirar os selos auto-adesivos do Brasil das cartas Empty
MensagemAssunto: COMENTÁRIO   Como retirar os selos auto-adesivos do Brasil das cartas Icon_minitimeSáb Mar 15, 2008 9:10 pm

Gostei da explicação Glauber, vai me ser muito útil. Tenho uma quantidde enorme de selos auto adesivos me incomodando aqui. Agora sei o que fazer com eles, pra não ter que jogar fora.
José Augusto fonteque
Coleção: Copas do Mundo e Xadrez.
Ir para o topo Ir para baixo
 
Como retirar os selos auto-adesivos do Brasil das cartas
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» COMO TIRAR A FERRUGEM DOS SELOS
» TROCA DE SELOS
» Troca de Selos
» Selos Inovadores

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
SelosBrasil :: Assuntos Diversos :: Assuntos variados-
Ir para: